Por que autocompaixão?
Imagine conviver com alguém que te diga, em alto e bom som, tudo aquilo que você diz para si mesmo. Para muitos de nós, é inconcebível viver com alguém que personifique nosso diálogo interno, simplesmente porque ele é muito cruel.
Imagine como seria conseguir ser tão gentil consigo quanto você é com as pessoas que você ama. E se fosse possível ser, de fato, o seu melhor amigo e maior apoiador? Como seria a sua vida se você conseguisse acolher as suas dificuldades com gentileza?
Autocompaixão é um caminho sem volta. É como tirar um cinto apertado, é como chegar em casa depois de um dia puxado, é o alívio de encontrar segurança, paz e amor internos.
Pilares da Autocompaixão
1
Mindfulness
Habilidade de estar presente para o que acontece aqui e agora, sem aumentar e nem diminuir as experiências emocionais.
2
Humanidade Compartilhada
Consciência de que o sofrimento faz parte da experiência humana, independente de quem somos, de onde viemos e em que contexto estamos inseridos. O sofrimento sinaliza que somos iguais aos demais, e não diferentes ou inferiores.
3
Autogentileza
Capacidade de ter consigo o cuidado e carinho que, em geral, estende-se a alguém que se ama. Autogentileza é o oposto de autoataque. É sobre validar os próprios sentimentos e encorajar-se com sabedoria.